Água Santa é um município brasileiro da região sul, localizado no interior do Estado do Rio Grande do Sul. É considerada cidade pequena, com população estimada em 3.912 habitantes.
Local tranquilo e com pouca poluição, possui grande número de árvores e de mata nativa preservada. A renda per capita do município é de R$ 92.000,57 (IBGE/2022), sendo considerado um dos maiores PIB per capita do Estado do Rio Grande do Sul. O que rendeu a Água Santa grande destaque no cenário nacional.
Por volta de 1920, vieram para a localidade de Água Santa imigrantes italianos oriundos das regiões de Antônio Prado, Veranópolis, Garibaldi e arredores, formando assim o primeiro núcleo de moradores. Quando esses se fixaram na região, descobriram uma gruta natural, distante 2 km da atual sede do município. Nesta gruta brota uma fonte cuja água era considerada milagrosa pelos primeiros moradores, que acreditavam ter ela curado várias doenças. Hoje é o principal ponto turístico do município, considerado um lugar santo.
Água Santa é conhecida também pela sua reserva indígena, modelo na região. Localizada a 2 km da cidade abriga aproximadamente 60 famílias de indígenas de origem Kaingang. O seu sustento vem da essencialmente da agricultura. Ainda, em 2014 Água Santa recebeu um acampamento indígena na Comunidade do Faxinal onde permanece até hoje.
Do ponto de vista étnico, a população de Água Santa, em 95% é composta de descendentes de origem italiana; este fato é responsável pela presença de costumes, hábitos e tradições italianas, especialmente, a profunda religiosidade do povo, tradicionalmente católico.